como construir um codigo de etica
Participação dos Colaboradores na concepção do código - O código de ética pode servir de norte para determinados comportamentos, tornando claras as responsabilidades de todos.
Objetivo do código de ética – o ideal é que o objetivo seja expresso no documento de forma que, este represente um passo para grandes mudanças na organização. A empresa deve preocupar-se, e até mesmo explicitar no código, a sua preocupação com o impacto das suas atividades na dimensão econômica, social e ambiental.
Implantação e acompanhamento – a implantação de um código de ética não deve ser simplesmente a distribuição e assinatura de ciência do devido documento. A empresa deve buscar na ética uma força construtiva e inspiradora de boas ações, para que haja o cumprimento consciente e maduro do código. Várias técnicas de educação para a ética podem ser utilizadas como treinamentos, estudos de casos, discussão de situações reais e supostas. Isso ajudará de certa forma que todos os envolvidos no programa compreendam os benefícios da implantação de um código de ética.
Periodicidade da revisão - uma atenção especial deve ser dada à revisão do código para que o documento não seja dado como apenas um momento de euforia da empresa. É bom que a periodicidade desta revisão seja explícita para gerar confiabilidade.
Criação de um comitê de ética –o comitê pode servir de facilitador para ajudar nas reuniões e discussões de conflitos éticos. Mas vale destacar que os conflitos devem ser resolvidos dentro de cada setor e sua chefia imediata, para que possa haver um comprometimento de solucionar o problema baseado nas normas descritas no código de ética.
Validação e comprometimento da alta direção – sem um compromisso sério dos dirigentes, tanto em ações quanto em palavras, a credibilidade de qualquer programa ético fica negativamente afetada. Viver o que está escrito é que assegura a materialidade do código.
Visão/Missão da empresa – a declaração