Como conduzir negociações
A negociação envolve, em geral, lados opostos com interesses conflitantes. Como conduzir negociações mostra como esse mundo funciona e fornece as técnicas necessárias que você conduza negociações com resultados satisfatórios para ambos os lados do negócio. Esse livro nos traz também informações essenciais para formular estratégias, como e em que situações fazer concessões e como se comportar quando as negociações desandam e quando temos que apelar para terceiros para resolver esses impasses.
A FASE DA PREPARAÇÃO
OS FUNDAMENTOS
O principio básico de uma negociação bem- sucedida é primeiramente pensar que não se devem ter vencedores e nem perdedores, sua arte está então na tentativa de conciliar o que é bom para ambas as partes do negócio.
1. Bons negociadores saber “ler” as necessidades do outro lado.
2. É quase impossível para um negociador estar totalmente preparado.
Negociações requerem habilidades que qualquer pessoa pode aprender, suas principais aptidões são; a capacidade de definir objetivos e ser flexível capacidade de explorar as possibilidades de uma vasta gama de opções; boa preparação; capacidade de escutar, entre outras. Você deve sempre indicar um representante, um bom exemplo seria de representantes sindicalistas, que negociam em nome de trabalhadores, e os advogados, que com freqüência tem procuração para negociar em favor dos interesses de uma empresa.
3. Comece a visualizar possíveis ganhos e não perdas.
4. Pratique e melhore suas habilidades.
5. Quando negociar, esteja preparado para um acordo.
6. Formule sua estratégia de acordo com o tipo de negociação.
COMO ENTENDER O PRINCÍPIO DA TROCA
O segredo de todo o processo de negociação está no princípio da troca: é preciso ceder para poder avançar. Para qualquer negociação é preciso