Atividade complementar
Vamos expor as dificuldades dos idosos, seus direitos e benefícios, visando assim melhorar aos poucos nossa civilização futura, dando a todos um pouco mais de amplitude neste assunto, que na atualidade é tão desprezado.
A população do mundo está em constante crescimento, e as pessoas estão vivendo mais (segundo pesquisas), portando se não começarmos a mudar este cenário, logo seremos nós que estaremos sendo desprezados, desrespeitados e discriminados. Estamos envelhecendo com consciência e participação, pois o numero de cidadãos vem aumentando dia-a-dia, se preocupando cada vez mais com a saúde, crescimento cultural e buscando seu lugar de direito na sociedade.
Também temos as tecnologias, que vem trazendo expectativa de vida para muitos. Sendo assim, este crescimento representa cada vez mais uma parte significativa da população, necessitando manter seu espaço.
O que é ser Idoso? O envelhecimento possui uma relação que sofre modificações entre o homem e o tempo, o mundo e a história, coberto por suas características sociais e culturais.
O envelhecimento pode acontecer de diversas formas, mudando de acordo com suas características principais com: históricos culturais, incidência de patologia durante o desenvolvimento, fatores ambientais e genéticos, dentre outros.
Portanto, o processo de envelhecimento ocorre de maneira diferente para cada pessoa pois depende de seu ritmo, época da vida, entre outros fatores, não se caracterizando um período só de perdas e limitações e sim, um estado de espírito decorrente da maneira como a sociedade e o próprio indivíduo concebem esta etapa da vida.
O envelhecer também é conhecido como processo de acumular experiências, conhecimentos e habilidades físicas. Toda esta experiência ajudá-nos a tomar decisões mais sabias e