Como Buscar Melhorias No Estabelecimentos De Ensino Com Problema De Higiene E Sa De
O ensino de Saúde tem sido um desafio para a educação no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e das características das doenças, bem como de um elenco de hábitos de higiene,não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.É preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola. Por esta razão, aeducação para a Saúde será tratada como tema transversal, permeando todas as áreas que compõem o currículo escolar.O presente situa a questão na realidade brasileira, indicando possibilidades de ação e transformação dos atuais padrões existentes na área de Saúde.como direito universal e como algo que as pessoas constroem ao longo de suas vidas, em suas relações sociais e culturais. Na abordagem apresentada, a educação é considerada umdos fatores mais significativos para a promoção da saúde. Ao educar para a saúde, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade escolar contribuemde maneira decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis desaúde pessoais e da coletividade.
2) Identifique no texto os principais objetivos:
Aprender os hábitos de higiene através do cuidados com o corpo, percebendo hábitos de hegiene com alunos. Sendo fundamental educálos a ter uma vida saudavel através dos bons hábitos de higiene.
3) Monte um Plano de Ação para avaliar e corrigir falhas identificadas no estabelecimento de Ensino onde você trabalha:
4) O autor faz abordagem sobre a convivencia no ambiente escolar juntamente com ambiente familiar para melhorar a qualidade de vida. É possível implantar esse método no estabelecimento que vocês trabalham? Justifique.
R: Sim é