Analise do clima organizacional em um colonia de férias
Autora: Viviane Arminia Wichmann
1 – INTRODUÇÃO
As mudanças contínuas que se processam nas organizações, em busca de qualidade e produtividade, têm se caracterizado por um constante repensar de estruturas, processos e qualificações, chegando enfim à gestão de recursos humanos.
As estratégias para o alcance da eficácia organizacional só se dará através da criação de um clima organizacional, cujas vertentes sejam a satisfação das necessidades de seus membros através da motivação direcionada aos objetivos organizacionais.
A organização mostra o quanto é necessário à cooperação entre os colaboradores independentes de suas limitações individuais, visando sempre alcançar certos objetivos que a ação individual isolada jamais alcançará. Enfim só é possível a existência de uma organização quando os colaboradores são capazes de se comunicar, são dispostos a contribuir com ação, e estão a fim de cumprirem um propósito comum.
O relacionamento pessoal dentro de uma organização na maioria das vezes é complexo o que pode causar satisfações ou insatisfações entre os colaboradores repercutindo na organização como um todo, a singularidade de cada colaborador (o modo de relacionar-se, vestir, agir, motivações, interesses, valores, expectativas e convicções), é influenciada pela organização o que também de certa forma acaba influenciando a organização.
Todo colaborador possui qualidades e dificuldades de formas distintas o que gera um ambiente de trabalho competitivo onde cada indivíduo cria mecanismos de subsistência para se manter na organização. Nesse sentido é que o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e conseqüentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e de um clima organizacional.
Daí a importância