Como As Pessoas Gerem O Conflito Nas Organiza Es
Tema: Conflito nas organizações
E nome dos componentes do grupo
2º Slide
“Como as pessoas gerem o conflito nas organizações: Estratégias individuais negociais”
Scott Elmes McIntyre
2007
3º Objetivo do estudo
O artigo tem como objetivo abordar o tema da gestão de conflito, especialmente no que se refere ao contexto empresarial. O artigo fala sobre os conflitos e quais atitudes os gestores e empregados têm perante ele e as melhores estratégias para se lidar com o conflito.
Pressupostos teóricos que fundamentam o estudo
- Uma forma de ser mais competitivo é através da utilização de equipes, especialmente equipes heterógenas, com uma composição cross-functiona, isto é, compostas de membros com funções diferentes.
- O desafio destes grupos é o de gerir bem o conflito que, inevitavelmente, surgirá no seio do grupo devido à existência de diferentes perspectivas.
- O conflito afeta o desempenho da equipe a vários níveis, quer pelo lado positivo quer pelo lado negativo. O conflito está associado a uma maior inovação e a relações interpessoais mais eficazes.
- Que o conflito existe no local de trabalho não é um fato desconhecido, mas é assunto que não é assumido com facilidade. Muitas vezes as organizações têm vergonha em admitir que o conflito existe no seio das suas instalações; acham que a existência de conflito representa uma falha da sua parte, uma relativa “perda de controle” sobre os seus empregados, sendo indicador que a organização não está a funcionar bem.
- A eficácia organizacional seria alcançada por meio da harmonia, da cooperação e da ausência de conflito. Em resultado a essa perspectiva, a presença de conflito foi vista como algo negativo.
- Os seus componentes acharam que a presença de conflito não era desejável e que, em bom fato, a sua existência apenas provava que a organização não estava a ser bem gerida ou que havia uma falta de competências sociais.
- Hoje em dia ter níveis manejáveis de conflito é visto como positivo, e até um bom