Como as empresas estão tratando a questão desperdício em estoque
Diante da competitividade atual a empresa é obrigada a trabalhar continuamente para eliminar o desprecio. “Entende-se por desperdício todo insumo consumido de forma não eficiente e não eficaz desde materiais e produtos defeituosos, até atividades desnecessárias”.
Sendo assim, as empresas passaram a se conscientizar da importância do aproveitamento total dos materiais evitando o retrabalho e, por sua vez, o desperdício que estaria intimamente ligado a qualidade.
As empresas para tratar desses desperdícios estão adotando alguns métodos de verificação como:
- Verificar se às falhas nos processos > Pois não se deve instituir novas frentes de trabalho a menos que a capacidade de todo o sistema instalado tenha se esgotado. Quando se projeta uma nova máquina a estrutura existente, com frequência o resultado é desperdício.
- Verificar as variações nos processos > O desperdício “baseado no fluxo” das atividades é a variação, ou seja, os desvios, as irregularidades, e as diferenças no modo como as coisas são feitas ao longo do tempo. Por representar uma mudança na natureza do trabalho, a variação exige novas rotinas ou pode levar a trabalhos adicionais ou retrabalhos.
- Verificar as Interrupções de fluxo > Interrupções fazem parte da vida diária na maioria das organizações. Quando o fluxo do trabalho de uma entidade é interrompido para inspeções, armazenamento, movimentação, ajuste ou qualquer outra ação, criam-se recursos ociosos e outras formas de desperdícios. Para se livrar dos desperdícios é necessário livrar-se das interrupções desnecessárias ou excessivas.
Por fim, sendo o cliente o alvo a ser atingido pelas organizações, seja com a compra de seus produtos ou dos seus serviços, é de suma importância a utilização da qualidade, pois fazer certo da primeira vez evita o retrabalho e, consequentemente, o desperdício