História da evolução do violão
CAMPUS BELO HORIZONTE – CBH
5593715-54292550165876300FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FaECURSO DE PEDAGOGIA
Autismo
DISCIPLINA: NECESSIDADES ESPECIAIS
PROFESSORA: MÁRCIA
NF VI A
ANA CLÁUDIA
ANDRÉIA ABREU
GISELE LASMAR
GISLAINE
JANAÍNA
PAULA CARVALHO
BELO HORIZONTE / MG
Setembro de 2013
O autismo é um Transtorno que afeta uma quantidade significativa da população mundial e que somente agora está sendo diagnosticado com mais precisão. É classificado como Transtorno Global do Desenvolvimento, e se apresenta como uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e comportamento do indivíduo.
Definições
Pela CID-10 - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - OMS, versão oficial adotada pelo Ministério da Saúde no Brasil, o Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).
Pelo DSM IV (2002) - Manual de Classificação de Doenças Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.
A definição dada pela AUTISM SOCIETY OF AMERICAN – ASA, Associação Americana de Autismo (1978), trata o autismo como uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira