Como as atitudes de repressão do professor influencia na formação da personalidade da criança
Estar em contato com o semelhante é uma atividade que precisa ser mantida, aprimorada e reciclada, pois uma relação é algo que se constrói dia-a-dia, no entendimento de si e do outro. A comunicação, sem dúvida, é o centro de todo relacionamento, e cada qual recebem a informação e a compreende de maneira diferente. Não devemos nos apegar apenas as praxes e protocolos, o bem do relacionamento é a conexão entre as pessoas e a possibilidade de ficarmos diferentes com isso.
O contato com diferentes grupos sociais possibilita a construção do auto-conceito da criança, até ela entrar na escola o grupo de pessoas de sua convivência é a família, seu contato afetivo com eles, pode ser positivo ou negativo, influenciando na personalidade dela. O auto-conceito que essa criança terá de si refletirá em suas ações e na forma como será tratada ou mesmo percebida pelos outros. A escola, como grupo social pode contribuir para sua formação como cidadão.
A relação professor-aluno é importante para a adaptação dessa criança ao processo escolar, uma relação que deixa marcas, e que deve sempre buscar a afetividade e o diálogo como forma de construção do espaço escolar, relação esta que ultrapassa os limites profissionais e escolares. O aluno deve sentir que o professor se interessa por ele, assim ele se sente livre, que se traduz por ausência do medo, da angustia, para errar e aprender com seus erros, que é muito importante para seu crescimento pessoal, emocional e cognitivo.
2. TEMA
O tema da pesquisa que esta sendo projetada é a relação, considerando ela como um vínculo, semelhança ou referencia, professor- aluno que tem uma importância na adaptação do aluno no processo escolar, evidenciando a educação infantil, interação que ultrapassa os limites profissionais e escolares, uma relação que deixa marcas e deve sempre buscar a afetividade e o diálogo como forma de construção do espaço escolar.
3. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
O problema é, em termos não