Como ajudar um amigo doente
DOENTE
VOCÊ alguma vez já ficou sem saber o que falar a um amigo que tem uma doença grave? Isso é normal, mas com certeza você pode aprender a lidar com essa situação. Como? Não existem regras rígidas para isso. Há diferenças culturais envolvidas, e as personalidades variam muito. Portanto, o que ajuda uma pessoa doente a se sentir melhor talvez não ajude outra. Além disso, as circunstâncias e os sentimentos podem mudar bastante a cada dia.
Assim, o mais importante é tentar colocar-se no lugar da pessoa e saber o que ela realmente deseja ou precisa de você. Como fazer isso? Veja algumas sugestões baseadas em princípios bíblicos.
Um casal visitando um amigo doente
Seja um bom ouvinte
PRINCÍPIOS BÍBLICOS:
“Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar.” — TIAGO 1:19. “Há . . . tempo para ficar quieto e tempo para falar.” — ECLESIASTES 3:1, 7.
Ao visitar um amigo doente, ouça com atenção e empatia. Não se apresse em dar conselhos nem pense que sempre tem de apresentar uma solução. No desejo de ajudar, você pode acabar dizendo algo que magoe. É provável que seu amigo precise de alguém que o ouça com mente e coração abertos, não de alguém com todas as respostas.
Deixe que seu amigo se expresse à vontade. Não o interrompa, minimizando a situação dele com frases feitas. Emílio* disse: “Eu tive meningite fúngica e acabei perdendo a visão. Às vezes eu me sinto muito mal, e alguns amigos tentam me consolar dizendo coisas como: ‘Você não é o único que tem problemas. Há pessoas que estão bem pior.’ Eles mal sabem que minimizar minha situação assim não ajuda; ao contrário, me deixa bem para baixo.”
Deixe que seu amigo abra o coração sem receio de ser criticado. Se ele disser que está com medo, diga que isso é normal em vez de simplesmente dizer para ele não se sentir assim. “Quando fico apreensiva por causa da minha situação e começo a chorar, isso não quer dizer que deixei de confiar em Deus”, diz Eliana, que