Mercado concorrencial
Passo 2 e 3
Mercado Concorrencial
Concorrência é a disputa por um mercado de bens ou serviços, entre produtores, para conquistar uma fatia maior de clientes. As variáveis que orientam a concorrência do mercado são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade dos pontos de venda e a imagem dos produtos frente aos consumidores.
Exemplos práticos de Monopólio e impactos ao consumidor:
O monopólio acontece quando apenas uma empresa detém o mercado de certo produto ou serviço, determinando preços a quem irá comercializar o produto. Um exemplo bem claro de monopólio em nossos pais e a Petrobras, que atua no ramo de exploração de petróleo. Embora legalmente já seja possível outras empresas explorarem tal comodite em território nacional, a Petrobras e muito grande em relação as suas concorrentes. Outro exemplo que podemos citar em nossa cidade é a questão do transporte coletivo, onde apenas uma empresa faz este serviço que é a VISATE. Ela determina preços e com certa ajuda do governo não permite que concorrentes entrem, para haver uma concorrência. Os consumidores não têm o direito de escolha e se veem obrigados a usar o serviço da VISATE.
Exemplos práticos de oligopólio e impactos ao consumidor:
Um grupo de empresa tem o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços. Para acontecer o oligopólio, alguns elementos são necessários como à existência de poucas empresas e a presença barreiras para a entrada de concorrentes. No oligopólio, podem ser citadas como exemplos as empresas de telefonia móvel onde (Oi, Vivo, Tim, Claro) dominam o mercado e determinam entre si os preços, as tecnologias a serem lançadas e como o mercado devem agir perante os consumidores. O transporte aéreo é uma forma de oligopólio, pois a um grupo de empresas que domina o setor, e principalmente no Brasil é difícil outras empresas entrarem no mercado. Para os consumidores isso não é muito