ana nery e florence
Com 17 anos ela diz que recebeu um chamado de Deus, dizendo que ela deveria servi-lo, ajudando os enfermos.
Quando Florence tinha 24 anos, cansada de toda burguesia da época, decidida que sua vocação seria cuidar das pessoas doentes e feridas, mais sua mãe não permitiu.
Mais com 31 anos, mesmo contra a vontade de sua família, foi para a Alemanha estudar e aprendeu Higiene e Nutrição.
Em seguida seguiu para a Guerra da Criméia, na Turquia.
Lá enfrentou muitos obstáculos e preconceitos, pelo fato de ser mulher e cuidar dos soldados da guerra.
Mas Florence, com sua garra e vontade, conseguiu passar por muitas barreiras, e entregou-se de corpo e alma, cuidando incansavelmente dos doentes percorrendo as enfermarias a noite, ficou conhecida como a “dama da lâmpada”.
Ficou muito conhecida, e ganhou muitos méritos, conseguiu ajudar muitas pessoas, ajudou muito para com a enfermagem, mais deixou para trás seu grande amor.
No filme “Brava Gente” retrata a historia de Ana Nery, a primeira enfermeira brasileira. Serviu de voluntária na Guerra do Paraguai, em um hospital de campanha. Chegando lá, viu cenas indescritíveis, pessoas morrendo, praticamente jogadas em cimas de camas sujas e sem higiene nenhuma. Com animais peçonhentos por todos os lados. Ajudou um menino paraguaio que havia ajudado os brasileiros, e com isso foi punida a lavar as roupas de toda enfermaria por uma semana, foi ai que imediatamente ela começou a mudar as coisas, limpou o lugar, deu banho nos doentes, abriu buracos nas tendas para ventilar, cortou o cabelo deles, tirou os piolhos, e isso causou inveja e revolta dos outros oficiais e dos médicos. Depois disso libertou um Tenente do exército paraguaio, foi acusada e confessou o crime, nisso sofreram um ataque dos inimigos e Ana, acabou perdendo boa parte dos amigos que havia conquistado. Mais continuou lá