COMMODOTIES
O termo Commodity, palavra de origem inglesa, refere-se a qualquer tipo de mercadoria primária não manufaturada, ou parcialmente manufaturada, que pode ser negociada em Bolsas de Valores.
O mercado de Commodities envolve a negociação de produtos in natura, produzidos ou extraídos em larga escala para atender a uma demanda mundial. Esse mercado movimenta bilhões de dólares diariamente.
Entre as principais commodities mundiais estão as commodities energéticas, metálicas, o petróleo e seus derivados. Mas a lista de commodities negociadas ao redor do mundo é muito maior, passando por Diesel, Gás Natural, Gasolina, Biodiesel, Carvão, Eletricidade, Aço, Alumínio, Chumbo, Metais Preciosos, Arroz, Aveia, Soja, Açúcar, Algodão, Cacau, Café, Laranja, Leite, Carnes, Borracha, Crédito de Carbono, Madeira, entre outras.
Commodities (significa mercadoria em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
As commodities são produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.
Existem quatro tipos de commodities:
Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café, etc.
Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata, etc.
Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais, etc.
Commodities ambientais: créditos de carbono
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso