Commedia dell'arte
Gênero teatral perdurou por aproximadamente dois séculos e meio e exerceu grande fascínio por toda Europa,seus primeiros momentos na Itália na segunda metade do século XVI, mas sua maior popularidade e seu auge aconteceu claramente entre os séculos XVII e XVIII, quando conseqüentemente entrou em decadência neste último século.composta por atores profissionais e tipicamente apoiada no improviso. Possuía, portanto, personagens fixos. Cada ator passava toda sua vida representando o mesmo personagem. O enredo seguia apenas um roteiro conhecido com canovaccio, semelhante ao que acontece hoje nos programas de humor da televisão.
Personagens
O roteiro tradicional era dos innamorati, os apaixonados e seu desejo em casar. Entretando, um vecchio (velho) ou vários velhos, vecchi que querem evitar o casamento e, assim, envolvem um ou mais dos zanni (servos) para ajudá-lo. Tipicamente, tudo acaba bem, com o casamentos dos innamorati e o perdão de todas as maldades. Existem incontáveis variações desta história.
Os personagens da Commedia dell’arte são divididos em três categorias: os zanni são os personagens de classe social mais baixa. Os servos. Os vecchi que representam os de classe social mais abastada e os innamorati, os amantes, que querem se casar.
As Personagens eram identificadas pelo figurino, máscaras, e até por objetos cênicos, como o porrete. Eis os principais:
Arlecchino (Arlequim) – facilmente reconhecido pela roupa branca e preta com estampas em forma de diamantes. Representava o servo palhaço. Era acrobata, amoral e glutão. No carnaval é o bufão. Geralmente, o arlequim é servo do Pantalone, às vezes, do Dottore. Ele ama a Colombina, mas ela apenas o faz de idiota.
Colombina – A contrapartida feminina do arlequim. Usualmente apresentava-se como inteligente e habilidosa. É uma das servas. Algumas vezes, utiliza roupas com as mesmas cores do arlequim.
Brighella – também um servo, porém mais esperto que o arlequim. Um trapaceiro