Comit da Qualidade
No mercado atual a volatilidade é uma realidade presente e, sem dúvida, a certeza que temos são as constantes mudanças e as Organizações têm uma necessidade de adaptação para a evolução que deve acontecer em relação à Gestão e a Tecnologia. Dentro desse novo contexto estamos constatando que as Empresas precisam buscar qualidade em produtos e serviços. A escolha da alta direção em priorizar na Empresa a qualidade antes do crescimento, em minha opinião, é essencial para a sustentabilidade empresarial. Definir um “padrão de qualidade” é definir uma nova cultura. Quando o Sr. Chung Mong-Koo ( CEO da Hyundai-Kia) decidiu colocar a qualidade em 1º lugar, transformou a Empresa em uma das montadoras de veículos líderes no mundo. O lema de qualidade da Hyundai ( que foi baseado no foco de qualidade da Toyota) é “Fazer com que todos analisem os problemas e encontrem soluções.” A frase dele mais conhecida é “A qualidade é fundamental para nossa sobrevivência.”
A qualidade certamente gera “valor” percebido pelos Clientes, tanto quanto prazo de entrega, quantidade ou preço. Além do comprometimento da Alta Direção, a Empresa pode organizar um grupo de pessoas para auxiliar nesse desafio da mudança cultural na Empresa.
Esse grupo pode ser formado por auditores internos da qualidade, representantes da Diretoria e Gestores da Empresa. Para a implementação de um Programa de Gestão pela Qualidade Total, ou mesmo para certificação da ISO 9001:2008, existe a necessidade de um planejamento detalhado, que pode contar também com um comitê diretivo ou comitê da qualidade. Dentro do conceito de governança corporativa a Empresa ainda pode escolher a participação de consultores e auditores independentes, tanto para a formação, quanto na participação efetiva do comitê. Na seqüencia destaco as principais atividades e responsabilidades de um comitê e da liderança da Empresa para trilhar os caminhos da gestão pela qualidade total em busca da excelência. Para