Comissões de controle hospitalar
As infecções hospitalares são consideradas as principais causas de morbidade e de mortalidade, além de aumentarem o tempo de hospitalização do paciente, elevando o custo do tratamento. A Enfermagem dentro das Comissões de Controle Hospitalar (CCIH) é de extrema importância já que é o profissional de saúde que tem um contato mais direto com o paciente.
De uma forma geral o papel do Enfermeiro nessa Comissão é o de orientar os Profissionais de Saúde sobre a importância da limpeza e as técnicas de paramentação em Centro Cirúrgico (CC), como um meio de prevenção de infecção hospitalar para que não ocorra disseminação de microorganismos dentro do ambiente hospitalar.
2.0 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo das ações da enfermagem no CCIH é oferecer condições de segurança a todos os clientes da instituição, de modo que as taxas de infecção sejam reduzidas.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Orientar a equipe de saúde, quanto aos procedimentos de limpeza no Centro Cirúrgico (CC). Esclarecer sobre a paramentação em CC e sua relação com controle da infecção hospitalar (IH), através do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), para formação de uma barreira, contra a invasão de microorganismos na ferida operatória do paciente e também proteger os profissionais envolvidos na realização desses procedimentos.
3.0 JUSTIFICATIVA
A justificativa desse estudo se dá pela importância das ações da enfermagem na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que tem como principal responsabilidade, orientar os profissionais sobre procedimentos adequados de limpeza e paramentação no Centro Cirúrgico (CC) oferecendo condições de segurança para os clientes.
4.0 DESENVOLVIMENTO
.
As infecções hospitalares constituem hoje um grande problema para a sociedade visualizado como de saúde pública. Os microorganismos responsáveis por essas infecções encontram no ambiente hospitalar