comida
Introdução
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar eliminação urinária onde encontramos ácidoúrico, uréia, sódio, potássio, bicarbonato, etc. Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores - que produzem a urina - e órgãos excretores - que são encarregados de processar a drenagem da urinapara fora do corpo. Os órgãos urinários compreendem os rins que são dois, que produzem a urina, os ureteres ou ductos que contem dois, que transportam a urina para a bexiga , onde fica retida por algum tempo, e a uretra , através da qual é expelida do corpo. Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas – ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
SISTEMA URINÁRIO
O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal. Os rins têm diversas funções, dentre as quais se destacam as seguintes:
Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico - água e eletrólitos;
Regulação da osmolalidade e das concentrações de eletrólitos dos líquidos corporais;
Regulação da Pressão Arterial – excreção de sódio e de água, secreção de renina;
Regulação do Equilíbrio Ácido-Básico - – excreção de ácidos e regulação das reservas de tampões dos líquidos corporais;
Gliconeogênese - síntese de glicose a partir de aminoácidos e outros precursores durante o jejum prolongado;
Secreção, metabolismo e excreção de hormônios - – secreção de eritropoietina (estimula a produção de eritrócitos), produção da forma ativa da vitamina D (1,25-diidroxivitamina D3 ou