comformaçao plastica
Parte 2
1) A classificação dos processos de fabricação é dividido em dois grupos, o grupo de processos que há perda de material durante o procedimento (material bruto até obter a forma final), o processo global é conhecido como usinagem e os processos que não Há perda de material, que são os processos de fundição, soldagem, sinterização e conformação plástica. A principal diferença entre os processos mecânicos são as ferramentas usadas e o tipo de equipamento usado.
2) Conformação plástica dos metais é definido pela modificação de um corpo metálico para outra forma desejada, sem perda de material com a aplicação de tensões por equipamentos adequados atuando na região plástica do material para garantir a permanência da geometria desejada no processo. Os processos são classificados em processos metalúrgicos e processos mecânicos.
3) As vantagens da conformação são que não há desperdício com remoção de partículas, o acabamento superficial depende do tipo de processo aplicado mas em grande parte das vezes é de razoável a bom, o controle da precisão de dimensões também é razoável a bom entre muitas outras vantagens. As variáveis que devem ser consideradas para um projeto são as velocidades do processo, conhecimento dos limites do material que está sendo trabalhado, das tensões que serão aplicadas no processo, as características das ferramentas e dos equipamentos e do ambiente onde será realizado o processo.
4) O sistema preferencial de deslizamento são direções e planos em que as discordâncias tem a maior liberdade de movimentação, sendo esses planos os que contém a maior densidade atômica, quando maior a densidade atômica do material, maior é a deformação que ele suporta. O conhecimento desse sistema facilita o processo, dando mais agilidade, que significa uma maior produção, e também o sistema cristalino como um todo será “menos” afetado em relação a sofrer uma aplicação de tensão que tente gerar movimentação em uma direção que não seja a