começo
Essa precarização que se interrompeu no periodo inicial do plano de estabilização economica voltou em 1998 e em meados de 97 com as elevadas taxas de desemprego, veio a sustentar as ideias de Bruno Lautier sobre a questão da atuação da familia abrangendo o tema ‘’ um amor tecedor da crise’ tema levnatado por lautier que por sinal deve ser considerado e respeitado .
A questão levantada por lautier demonstra o momento em que a familia , como consequencia das politicas de ajuste , acabara de cumprir papeis em que há anos vem sendo obrigada de execer , embora seja como os de reduziur a carência de politicas sociais por parte do estado e acolher os desempregados mais ou menos invisiveis na sociedade.
Na America Latina , Europa e africa perde aos poucos a possibilidade de ser um enfraquecedor das crises, em consequencia da adequação das economias latino americanas aos modelos impostos. análises sobre o mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo na primeira metade dos anos 90 evidenciam que o processo de reestruturação produtiva intensificado a partir de 1990 tem afetado com mais ênfase os postos de trabalho masculinos. Brandão e Montagner (1996) mostram, para o período, acentuada queda na taxa de ocupação masculina, ao mesmo tempo em que se mantêm as taxas de ocupação feminina.
A crescente participação da mulher no mercado de trabalho no Brasil — fenômeno relevante para se estudar as transformações na família e na relação família-trabalho — é uma tendência desde o final dos anos 70 e que se vem acentuando nas décadas de 80 e 90, apesar de as duas últimas décadas caracterizarem-se por baixas taxas de crescimento econômico, embora com alguns períodos de recuperação.15 Tal fenômeno insere-se em um tendência