Comex
- Estudiosos, tiveram dificuldade em estabelecer parâmetros que distinguissem as Escolas de Relações Humanas e do Comportamento Humano, acabaram por generalizá-las como behavioristas (do comportamento).
- Na escola das Relações Humanas os indivíduos possuem atitudes, valores e objetivos que precisam ser estimulados para que se obtenha deles a eficiência, enquanto na do Comportamento Humano os indivíduos participam e defendem essa participação e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas.
- A teoria do Comportamento Humano surgiu nos Estados Unidos e é um desdobramento da escola das Relações Humana. Ela é uma oposição à Teoria Clássica.
- Entre os autores que se detiveram no estudo dessa teoria, destaca-se Herbert Simon com o livro O Comportamento administrativo, que aborda o papel desempenhado pelos indivíduos nas organizações, e Chester Barnard, que contribuiu significativamente com suas pesquisas sobre as funções gerenciais no livro As funções do executivo. Merecem também citação os trabalhos e pesquisas de Chris Argires e Douglas McGregor a respeito dos conflitos vivenciados pelos indivíduos no ambiente organizacional.
- HERBERT SIMON (1916-2001) – Economista e ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1978. Ele estudou e detalhou o comportamento humano dentro das organizações, definindo muito bem o ser humano como parte dinâmica do processo organizacional, pesando, agindo e tomando decisões. Para Simon, o empregado é um ser racional e tomador de decisões. Herbert Simon começou suas atividades na área pública e depois se voltou para área empresarial. Foi administrador, professor e consultor. A maior contribuição de Herbert Simon foi analisar o papel do indivíduo na organização de forma objetiva e realista. Retirou desse papel aquela visão ingênua e idealista dos autores anteriores. Ele está ligado ao comportamento humano como um autor objetivo e de capacidade de observação