comex
Em suma, as Organizações Internacionais do Sudeste Asiático, Pacífico e Caribe assumem-se como os futuros actores internacionais, que representarão as suas respectivas regiões. Num mundo altamente complexo só terão lugar as Organizações com uma elevada complexidade de projectos, mas com simplicidade organizativa.
Finalmente, comprova-se que, apesar da escassa densidade do comércio intrarregional, os países do Caribe possuem incipientes vínculos intraindustriais dentro da região, que são importantes em algumas indústrias. Isto destaca o caráter germinal das cadeias de valor regionais dentro da CARICOM. Embora o setor privado regional tenha procurado explorar as diferenças existentes na dotação de fatores como fonte de vantagem comparativa para avançar na regionalização da produção, o estudo detecta que há importantes oportunidades ainda não aproveitadas no comércio de bens intermediários, principal veículo para a formação de cadeias de valor regionais. Neste sentido, a análise efetuada proporciona evidência sobre o potencial ainda inexplorado para a integração da produção.
Os resultados da análise de cadeias de valor realizada sugerem a existência de espaços que o setor privado do Caribe pode aproveitar. De maneira indicativa, mostra-se que a Jamaica, o Suriname e Dominica possuem fortes vínculos intraindustriais dentro da CARICOM, cujo potencial continua em grande medida inexplorado.