Comex
Deve ser feito o registro no RADAR*² junto com a Receita Federal Brasileira, pois sem esse registro a empresa não tem a autorização do governo para exportar as mercadorias.
Haverá a necessidade de contratar profissionais do comércio exterior, sejam eles diretos ou terceirizados. Caso sejam diretos deve ser feito a aquisição da licença para o acesso ao SISCOMEX para a emissão de DSE ou RE/DDE
Deve ser feita uma redução no preço do produto acabado, podendo ser através de aquisições de máquinas mais modernas e eficientes as quais substituirá alguns funcionários atuais e aumentará a capacidade de produção atual.
Deve ser feita uma melhoria na qualidade do produto acabado, para ser competitivo com a qualidade do produto no país de destino.
Deve-se investir pesadamente em Marketing Nacional e Internacional para atrair o interesse de clientes novos.
Devem ser implantadas a NBR ISO 9001 para atestar a qualidade do produto e do desempenho da empresa diante os padrões internacionais além da NBR 14001 para mostrar o compromisso da empresa com as causas ambientais – que são através dos certificados.
Impasses ao se exportar para a Colômbia
A Colômbia tem em um dos seus principais itens em sua plataforma de produção e exportação de tecidos, quais são produzidos lá e são conhecidos mundialmente pela sua qualidade e diversificação.
Como todo país, a Colômbia tem suas documentações exigidas, tanto pelo exportador quanto pelo importador, para ser