Protocolo Rorscharc
733 palavras
3 páginas
HISTÓRICO: Natália de 22 anos, filha mais velha de cinco irmãos e trabalha com seu pai em um escritório de advocacia. Tem uma vida solitária e de poucos amigos.PORQUE FOI SOLICITADO: Consulta por diferentes mal estares como: cefaleias, perturbações digestivas, vertigens e insônias. Sente-se nervosa e contraída, mas não enxerga razão para estes comportamentos. Durante o teste manteve uma atitude distante, sentou-se longe da mesa e não soltou seu saco e luvas.
DISCUSSÃO
Relativo à produtividade e tempo, Natália forneceu um número de respostas dentro da norma (R=24) e nem uma recusa.
O tempo de resposta foi abaixo do normal (T.R.=33’’) e o tempo de latência médio foi de 11,1’’, mantendo-se relativamente constante (entre 4’’ e 15’’), com exceção dos cartões VIII (2’’) e VI (55’’).
Modos de apreensão em G/W (66,7%) acima da normalidade (50%), apresentando aspectos da sua capacidade apreensiva de forma globalizada, com pouca tendência para a particularidade.
O modo de apreensão em D (10) foi abaixo do normal (41,6%), mostrando se uma pessoa com pouca capacidade perceptiva ou que não preocupa-se com os detalhes.
F dentro dos valores normativos (62,5%), não há perda da forma. No entanto, o valor de F +/ F+ ou Fo estão abaixo da normalidade, indicando que Natália, no que diz respeito à resolução de conflitos perante os estímulos, há ineficácia na utilização de mecanismos de defesa o que pode gerar angústia. O julgamento que Natália usa para interpretar o exterior não é adequado, o que pode remeter para o fato de que os afetos e emoções perturbam essa operação intelectual e, por isso, o seu ego não é forte o suficiente para garantir a regulação e o controle em função das percepções e experiências. Natália mantem-se ligada ao exterior, mas de forma perturbada. Houve ausência de respostas Dd.
Foram registados uma resposta K/M, duas respostas Kob/m e ausência de respostas Kan/FM, uma resposta CF e três EF/YF. Apenas uma prancha foi determinada pela cor e, ainda,