Comex
Samir KEEDI
Cap. 6 – Caminhos do Comércio Exterior, o Desconhecido e Atividades
6.1. Maneiras de Apresentação e Negociação
6.2. Formas de Venda e Compra
6.2.1. Venda ou Exportação
6.2.2. Compra ou Importação
6.3. O Desconhecido
6.3.1. Dificuldades
6.3.2. Exemplos de Dificuldades
6.4. Atividades Exercidas no Comércio Exterior
6.5. Perguntas
6.1. Maneiras de Apresentação e Negociação
A realização do comércio exterior não depende apenas da empresa ou do país produzir determinada mercadoria, ter competitividade e condições para dar-lhe qualidade ou preço acessível. Nem de que ela seja produzida em abundância de modo a proporcionar excedentes exportáveis.
Tampouco depende da competência dos traders, que são os vendedores internacionais de um empresa, ou de facilidades e auxílios governamentais para comercialização externa, etc.
A aventura do comércio exterior deve levar em conta que quando se trata com países estrangeiros é preciso considerar as diferenças entre eles e suas peculiaridades. Cada um deles tem seus próprios costumes e maneiras de fazer negócios, e isto pode implicar problemas ou dificuldades para o entendimento entre as partes. A paciência pode ser uma delas, e a pressão sobre um comprador pode levar à deterioração do relacionamento.
Mesmo na importação isso é importante, visto que, da mesma maneira, estar-se-á lidando com costumes estrangeiros e, muitas vezes, bem distantes daqueles com os quais estamos acostumados no nosso cotidiano, e que nos são, inclusive, totalmente estranhos e às vezes inaceitáveis.
Viagens internacionais é uma das mais tradicionais formas de se fazer comércio exterior, muito antiga, que atravessou o tempo e ainda é muito utilizada. As partes falam ao vivo, se conhecem, trocam impressões e experiências. Não raro, as relações tendem a se aprofundar e a provocar amizades e laços profundos. Pode ser uma das melhores formas de