Comercio
2009
Salvador
200
Exercício 4
1. Quais são as principais diferenças entre o GATT e a OMC? Explique.
GATT - É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas, regula provisoriamente as relações comerciais internacionais.
OMC - A OMC é um organismo multilateral, que regula as trocas internacionais e promove o livre comércio. Mas a OMC é mais que um conjunto de acordos comerciais. Ela é um organismo que pode elaborar normas, julgar se os países as cumprem e determinar sanções caso não o façam. É um verdadeiro poder internacional com funções executivas, legislativas e judiciárias. Ela possui um poder supranacional capaz de punir qualquer iniciativa de proteção social, trabalhista ou ambiental que ela considere que viole as regras do comércio "livre".
2. Brasil e Argentina, no âmbito do MERCOSUL, mantêm relações tarifárias privilegiadas. Isso não é contrário à cláusula de não-discriminação adotada antes pelo GATT e, hoje, pela OMC? Explique.
O MERCOSUL é uma união aduaneira e uma zona de comércio. Isto é, além de haver uma liberalização de comércio, existe também uma política tarifária externa comum, que é bastante significativa, e existe uma série de políticas comuns de transporte, de saúde, educação que estão sendo tratadas no MERCOSUL. O MERCOSUL é como se fosse uma grande mesa de negociações em que os parceiros estão permanentemente reunidos, negociando e renegociando o que eles têm em comum. Isso permite uma flexibilidade muito grande, e dentro dessa negociação permanente os presidentes se encontram com grande freqüência. Então eu não tenho dúvida de que o MERCOSUL continuara a aumentar cada vez mais a interdependência, sobretudo comercial, crescendo em termos financeiros e certamente vai aumentar a interdependência também social e cultural.
3. A OMC é uma defensora da concorrência livre. Como esta