Termodinamica
A física envolve quase sempre o conceito denominado energia, ela se manifesta de várias formas, recebendo em cada caso um nome que a caracteriza:energia mecânica, energia elétrica,energia térmica, energia luminosa, entre outras.
Essa ciência teve inicio especialmente durante a revolução industrial, quando o trabalho realizado por homens começou a ser substituído por máquinas.
TERMODINÂMICA
A termodinâmica estuda as transformações e as relações existentes entre dois tipos de energia: energia térmica e energia mecânica (energia do movimento).
Para exemplificar, consideramos uma bala de espingarda contra um bloco de madeira. Antes do choque com a madeira a bala possui uma energia cinética (mecânica) e após o choque essa energia converte-se em outro tipo, energia térmica. Pois ocorre o aquecimento da bala, em decorrência do choque. Isso significa que a energia ( interna) se converteu e essa conversão é medida pelo trabalho realizado pelas forças que se opuseram à penetração da bala.
Em todos os casos que tem essa conversão de mecânica em térmica ou vice-versa, existe um sistema físico intermediário que faz essas realizações.
Essa ciência teve inicio especialmente durante a revolução industrial, quando o trabalho realizado por homens começou a ser substituído por máquinas.
-Energia interna, trabalho e calor
Energia interna (U)
Estando em um sistema, é o somatório de vários tipos de energia existentes nas partículas.
O calculo considera as energias cinéticas de agitação ou de translação, as potenciais, enfim mostra todas elas. Quando fornecemos energia térmica para um corpo ou retiramos dele, provocamos a variação de sua energia interna. É essa variação que utilizamos em Termodinâmica. No caso do gás perfeito, a energia interna se resume na energia de translação das suas partículas, sendo calculado pela expressão da LEI DE JOULE: Onde: U é a energia interna. R é a constante dos gases perfeitos (um valor dado). T é a temperatura.