Comercio Internacional
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornaram crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a economia presenciou uma fase de grande expansão e enriquecimento, parada somente na década de 70 e no início da década de 80, quando essa prosperidade é abalada pela crise do petróleo, que provocou inflação e recessão nos países chamados de Primeiro Mundo.
Nessa mesma época, foi visto um extenso avanço tecnológico, a robotização e automação da produção cresceram rapidamente, junta a elas, a terceirização também teve grande impulso. Isso tudo acabou contribuindo para uma maior eficiência do processo industrial, contudo a incorporação dessas novas tecnologias exigiu das indústrias investimentos cada vez maiores, já que as máquinas e equipamentos se tornavam obsoletos mais rapidamente com o passar dos anos. Com isso, logo se deu início a um processo de circulação de dinheiro para além das fronteiras nacionais, os investidores buscavam agora melhores condições e maiores mercados em qualquer parte do mundo, para injetar suas riquezas visando um lucro maior. Nesse contexto histórico e econômico, as grandes corporações internacionais tiveram um forte crescimento e passaram a liderar essa nova fase de integração dos mercados mundiais: A Globalização da Economia.
A Globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, política e cultural das Nações, que visa principalmente