Comercio exterior holanda e brasil
Trabalho Técnicas de Apresentação Campinas
2013
Veris faculdades IBTA
Trabalho de Técnicas de Negociação
Trabalho apresentado como exigência de conclusão disciplina Técnicas de Apresentação do 7º Semestre de Administração de Empresas, Veris Faculdades. Professor Orientador: Francis Irineu
Campinas
2013
Sumário 1. DADOS ECONÔMICOS DA HOLANDA 5 2. UNIÃO EUROPEIA 5 3. Definição 5 4. DADOS ECONÔMICOS DO BRASIL 8 5. Principais aspectos da administração de Nassau no Nordeste do Brasil: 11 6. Relações Comerciais Brasil e Holanda 11 7. Intercâmbio 12 8. Holandeses procuram investir no Brasil 14 9. Investimentos 16 10. Superporto 17 11. Bibliografia 19 12. Conclusão: 20
1. DADOS ECONÔMICOS DA HOLANDA
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
A Holanda, cujo nome oficial é Países Baixos, é um país com pouco mais de 16 milhões de habitantes. Situado no coração da Europa, o território holandês faz fronteiras com a Alemanha a Leste, com a Bélgica ao Sul e com o Mar do Norte. Este posicionamento privilegiado possibilita fácil acesso a outras capitais européias, como Bruxelas, Berlim e Paris. Aproximadamente um quarto do país está abaixo do nível do mar.
A sociedade neerlandesa é multicultural. Há