Comercialização e garantia da conformidade orgânica
Fabiana Fróes Cordeiro[1]
Juliana Espindola Scofano[2] Ludgero Rego Barros Neto[3]
Thaís Estefani Pereira[4]
Resumo
O presente estudo visa discutir a realidade apresentada nos modelos de comercialização de produtos da agricultura orgânica e seu enquadramento no sistema de garantia da conformidade brasileira, através das experiências dos produtores orgânicos do interior paulista, vivenciada pela terceira turma de Mestrado em Agricultura Orgânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com a EMBRAPA Agrobiologia, realizadas na semana de 18 a 22 em julho de 2012 no estado de São Paulo.
Palavras-Chave: Comercialização, conformidade e Produtos Orgânicos.
Abstract
This study aims to discuss the reality presented models and marketing of organic products in its framing system of compliance Brazil, through the experiences of the interior of agroecological producers, experienced by the third class of Masters in Organic Agriculture Rural Federal University of Rio de Janeiro in partnership with Embrapa Agrobiology, held in the week 18-22 July 2012 in the state of São Paulo.
Keywords: marketing, conformity and Organic Products.
Introdução
O mercado consumidor de produtos orgânicos vem crescendo rapidamente desde a década de 90 (SANTOS & MONTEIRO, 2004). Seguindo os princípios da agricultura agroecológica, é ideal que a comercialização ocorra no local ou na região, com o objetivo de promover uma integração entre o agricultor e o consumidor através das vendas diretas, comumente realizadas na propriedade, em pontos pré determinados ou entregas em domicílio. As diversas formas de comercialização auxiliam o produtor a obter renda por meio da diversificação do canal de comercialização. No entanto, existe uma pressão dos supermercados para a sua expansão, porém, em muitos casos as exigências feitas