Comercial
1 - IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CONTAS
Um bom Plano de Contas não é o que contém a maior quantidade de contas, mas aquele que: é simples; claro em sua composição; e objetivo. O Plano de Contas é importante para detalhar a contabilidade em áreas e servir de instrumento para análise da evolução dos negócios. Como por exemplo nas seguintes áreas: industrial; comercial; administrativo; financeiro.
Além de propiciar localização da conta a ser registrada determinada operação realizada pela empresa, também deve propiciar a adequada apresentação dos saldos contábeis sob a forma do balanço patrimonial.
2 - CONCILIAÇÕES DOS SALDOS CONTÁBEIS
É a comparação do saldo de uma conta com uma informação externa à contabilidade, com a finalidade de verificar exatidão do saldo em análise. São fontes externas de verificação: livros fiscais, extratos bancários, posições de financiamentos; carteiras de cobranças, folhas de pagamento, controles de caixa, sistemas de ativo fixo.
3 - PROCEDIMENTOS PARA O FECHAMENTO
3.1 - Verificação da Contabilização de Receitas, Custos e Despesas
Dever ser obedecido o Regime de Competência em todas as receitas, custos e despesas relativas ao período a que se refere o balanço, tais como: juros ativos e passivos, depreciações, amortizações, exaustão, provisões, etc
3.2 - Avaliação Dos Estoques
Deve ser verificada se a valorização dos estoques foi efetuada dentro das formas permitidas pela legislação brasileira.
As empresas que não possuem sistema de custos integrado com a contabilidade devem avaliar os seus estoques de acordo com a legislação do Imposto de Renda.
3.3 - Variações Monetárias Ativas e Passivas
Têm a função de reconhecer no resultado as alterações nos valores das obrigações, seja por disposição legal, contratual ou por terem sido contratados em moeda estrangeira.
Devem ser conferidos todos os contratos de financiamento, de aplicações financeiras, de dívidas e créditos