Comentários sobre o texto: Sobre a Filosofia do Direito
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CURSO DE DIREITO
TRABALHOS DE FILOSOFIA JURÍDICA
Comentários sobre o texto Sobre a Filosofia do Direito
Ailton Moura Bastos
Déborah Monteiro Moraes de Moura Bastos
Volta Redonda, 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
TRABALHOS DE FILOSOFIA JURÍDICA
Comentários sobre o texto Sobre a Filosofia do Direito
Trabalho elaborado pelos alunos Ailton Moura Bastos e Déborah Monteiro Moraes de Moura Bastos do segundo período do Curso de Direito da disciplina de Filosofia Jurídica.
Volta Redonda, 2013
Sobre a Filosofia do Direito
A filosofia busca conhecer e discutir tudo o que está relacionado com o homem e com o mundo em que este vive e pode ser dividida por temas específicos tais como a filosofia da música, da estética, da política, etc.
A filosofia do direito é um ramo específico da filosofia geral, representando um aprofundamento deste tema específico, e com isto representa o máximo pensamento possível sobre o direito. Ela não se limita à resposta do jurista sobre o direito: por ser questionadora na busca das verdades tem a possibilidade de revelar as ligações existentes entre o direito e a política, o direito e a moral, o direito e o capitalismo, etc.
A partir do advento do capitalismo o direito adquiriu uma especificidade técnica, passando a ser considerado a partir de um conjunto de normas jurídicas ditadas pelo Estado. Criou-se, como consequência, um pensamento tratando das normas e técnicas jurídicas de forma mais generalizada, ligado às questões técnico-normativas, e este pensamento recebeu o nome de teoria geral do direito.
Porém, a teoria geral do direito e a filosofia do direito não devem ser confundidas: enquanto a primeira cuida das técnicas jurídicas e questiona, por exemplo, o que é uma norma jurídica, estando desta forma relacionada com os