Comentários sobre cancer infantil
Este artigo descreve a experiência da instituição estudada, com crianças tratadas de tumores carcinóides, investigando a freqüência com que ocorrem, achados morfológicos e resultados, buscando a melhor compreensão da história natural dessa neoplasia rara.
A ocorrência desse tipo de tumor é bem rara, e quando ocorrem, 85% deles se desenvolvem nas gastrointestinais. Os tumores carcinóides são as neoplasias mais comuns do trato gastrointestina e sua descoberta é geralmente incidental, durante a realização de outros procedimentos. Os primeiros sintomas geralmente são simples dores abdominais. O estudo inclui nove pacientes, todos brancos, com idade média de 12,2 anos, sendo seis meninas e três meninos (2:1).
Nove dos 4.656 (0,19 %) crianças avaliadas de malignidade em nossa instituição foram diagnosticados com tumor carcinóide, e em oito pacientes , o local do tumor carcinóide foi o apêndice. Entre os pacientes sintomáticos com tumores de apêndice, em quatro casos, a principal queixa foi a dor abdominal eo diagnóstico inicial foi de apendicite. Nos outros quatro casos, o diagnóstico inicial foi de abdome agudo.
O diagnóstico precoce pode ser um fator importante para a prevenção de morbidade e mortalidade , uma vez que pacientes com doença localizada tem melhor resultado , enquanto que a doença metastática indica mau prognóstico.
Portanto, na infância, os tumores carcinóides são tumores neuroendócrinos, mais comumente encontradas no apêndice, embora possam ocorrer em outros locais. A experiência retrospectiva mostrou que, quando diagnosticado e tratado precocemente, esses pacientes podem apresentar bom prognóstico e baixa probabilidade de lesões metastáticas. Apendicectomia por si só é geralmente o tratamento de escolha e de sobrevivência a longo prazo é quase universal nestes casos.