Comentário: TV sinônimo de Brasil
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Camila M. Mette
Matrícula: 00
Comentário individual:
TV sinônimo de Brasil
Trabalho apresentado à disciplina EDU03050 – Mídia, Tecnologias Digitais e Educação.
Profa. Rosa Maria Bueno Fischer
Porto Alegre
2. Sem. 2012
O breve comentário a seguir mostra minha opinião, recentemente formada, mas muito refletida, acerca de duas frases complementares retiradas do texto de Eugênio Bucci: “Por que falar de televisão?” Devo destacar que o texto presente é muito rico, e praticamente todos os parágrafos são passíveis de comentários e discussões.
A seguinte frase, tão ambígua, foi a escolhida por mim: “A televisão reproduz a exclusão social e o preconceito à medida que integra” (BUCCI, 1997, p. 32), faz-me pensar em como ocorre essa “integração”, pois a TV mostra um Brasil de maneira reduzida e uniforme. Essa in(ex)clusão acontece, mas de maneira mais “suave”, aceitável, mostrando somente o que lhe convém.
A partir do momento que a TV cria seus “modelos” e “estilos”, apresenta seus protótipos como objetos a serem adquiridos, indiretamente é claro, ela nos envolve à também assumirmos estes modelos como ideais de consumo e vida, alterando assim nosso modo de pensar, costumes e valores. A exclusão ocorre no simples fato de lançar uma nova “identidade de vida”, apresentá-la como ideal, e de várias maneiras impor seus padrões, deixando de lado os que são diferentes, os que buscam ideais diferentes dos apresentados. “Os miseráveis, os opositores, os feios, e mesmo os negros mais fieis às próprias origens: todos são excluídos do cardápio visual oferecido ao grande público” (BUCCI, 1997, p. 32). Concordo com isso e penso que estes estando tão excluídos da nossa TV - sinônimo de Brasil, que deve nos informar -, explicitam-nos a realidade distorcida que a TV nos passa e a qual aceitamos passivamente.
E sem falar nas pessoas