comentário sobre o filme "Escritores da Liberdade"
O filme conta a história de uma professora chamada Erin que foi contratada pra ensinar em uma turma de ensino médio. E quando Erin conhece a turma ela se depara com um pessoal violento, com problemas como drogas, intrigas e o piro de todos que é o preconceito entre as raças, além da rejeição da turma com ela.
A professora tentou dar suas aulas pelo método tradicional mas não estava dando certo, então teve a ideia de todos lerem o livro “ O diário de Anne Frank” e depois pediu para eles escreverem em cadernos que ela mesma distribuiu tudo que acontecia no dia deles, um diário na realidade.
A intenção dela ao começar com seus alunos a leitura desse livro era que eles pudessem comparar seus problemas com o da menina do livro, que conta o terror do holocausto vivido pelos judeus na época do nazismo, e no diário Anne Frank foi relatando tudo que estava acontecendo a sua volta e inclusive ela morreu com apenas 15 anos de idade devido a esse terror. Então esse diário foi comovendo aqueles alunos que também iam se expressando em seus novos diários.
A professora Erin não tinha o apoio de mais ninguém a não ser ela mesma, então começou a trabalhar em três empregos para poder ter condições financeiras de levar seus alunos a passeios culturais como por exemplo o museu, para poder comprar livros para incentivar a leitura e outras coisas. E depois os alunos tiveram a chance de publicar o que escreveram no livro “ Escritores da Liberdade”.
O filme é simplesmente fantástico, seria muito bom que todas as pessoas pudessem o assistir e aprender com essa história de uma professora que acreditou nos seus alunos, que acreditou que todos merecem uma chance e que lutou por isso.