comenius
CURSO NORMAL
VIDA E OBRA DE
JAN AMOS KOMENSKY
Professor: Cintia Garcia
Matéria: Didática
Grupo: Cyntia Simões
Elaine
Maria Aparecida
Maria Inês
Maria Ribeiro
Leila
PIMENTA-MG
03/03/2015
A VIDA DE COMENIUS
No presente estudo falaremos sobre a vida e obra de Jan Amos Komensky, respeitável figura para o meio acadêmico.
João Amós Comenius ou Jan Amos Komenský, seu nome original, nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Uherský Brod (ou Nivnitz), na Moravia, região da Europa Central pertencente ao reino da Boêmia (antiga Theco-Eslováquia). Seus pais Martinho e Ana, também eslavos, eram cristãos adeptos dos irmãos Morávios, uma seita cuja história remota aos tempos de Jan Huss, líder religioso muito popular no século XV, chegando ser reitor da Universidade de Praga. Essa seita dos irmãos Morávios era muito rígida em doutrina e conduta, e destacava-se pelo extremo apego às Sagradas Escrituras, pela humildade e pela profunda piedade.
Comenius fora acusado de não ser, na realidade, um erudito latino; fato é que Comenius não era em nenhum sentido um genuíno humanista, embora tivesse escrito textos para facilitar a aprendizagem da língua latina. Ele não se apaixonou pelo encanto da eloquência ciceroniana e não reverenciou a literatura clássica. Negou completamente a pretensão suprema do Humanismo, o valor moral da literatura pagã. Alegou que na verdade queria eliminar por completo o fardo dos escritores clássicos, e desejava fazer isso no interesse do bem estar moral e espiritual dos alunos.
Sua infância foi trágica. Aos 12 anos seus pais e suas duas irmãs morreram, tendo ele ficado só e ao abandono. Sendo obrigado a viver com uns tutores rudes, contribuindo para que sua educação infantil fosse tão descurada. Este episódio ficou indelevelmente marcado em sua personalidade. Levando-o a dispensar uma atenção peculiar à infância, durante toda a sua existência, organizando