Comemorações da Cultura Inglesa
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta dez datas comemorativas da cultura inglesa. As origens são variadas, mas procura-se mostrar informações sobre a festa em países de cultura inglesa, no caso, Estados Unidos e Canadá. Os títulos designam a nomeação das festas na língua inglesa e os subtítulos dividem informações, como sua história e suas características atuais.
9
10
NEW YEAR
DIA DA COMEMORAÇÃO
O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada Réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1. º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões.
O mês de Janeiro, deriva do nome de
Jano, que tinha duas faces (bifronte) uma voltada para frente (visualizando o futuro)
e
a
outra
para
trás
(visualizando o passado).
“Começou o ano com o pé esquerdo?”, perguntou um artigo da revista
New Scientist. “Não se preocupe, há pelo menos mais 14 dias de ano-novo ao redor do mundo para você escolher.” Na realidade, somente os países que
11
adotaram o calendário gregoriano contam o 1.° de janeiro como o primeiro dia do ano. Foi Júlio César quem, em 46 AEC, decidiu que o ano calendar começaria em 1.° de janeiro, e isso foi mantido quando o Papa Gregório revisou o calendário em 1582. Uma vez que diferentes culturas criaram seus próprios sistemas de calendário, surgiram pelo menos 26 dias de ano-novo.
Dos que ainda existem, o sistema chinês é o mais antigo. Para os chineses, o ano-novo este ano cai no dia 7 de fevereiro. O ano-novo judaico será no dia 2 de outubro. O calendário muçulmano, totalmente lunar, também tem a sua própria data: 8 de maio.
SIGNIFICADO
A ideia básica da