Combustíveis e Combustão
Definições:
Combustão: consiste na reação química entre dois ou mais reagentes
(combustíveis e comburentes) com grande liberação de energia na forma de luz e calor (reações exotérmicas).
Combustível: é um composto de elementos químicos dos quais, em rápida união química
com
oxigênio
(comburente)
produzem
combustão.
(O
combustível sofre a oxidação).
Comburente: é a substância, participante da combustão, cujo elemento sofre redução (oxigênio).
* Condições para ocorrer combustão: existir O2 suficiente e calor suficiente para que o combustível alcance a temperatura de ignição (ou seja, os fatores necessários para que haja combustão são: combustível, comburente e uma fonte de ignição).
TIPOS DE COMBUSTÃO
Combustão completa: o reagente irá queimar no oxigênio, produzindo um número limitado de produtos e uma chama oxidante, azul. Por exemplo, quando um hidrocarboneto queima no oxigênio, a reação gerará apenas dióxido de carbono e água. (reações completas são difíceis de ocorrer naturalmente). * Obs: reações de oxi-redução.
Combustão incompleta: ocorre na falta de suprimento de oxigênio adequado para que ela aconteça de forma completa. Produz inúmeros produtos, como por exemplo átomos de carbono, monóxido de carbono e fuligem.
Combustão turbulenta: caracterizada por fluxos turbulentos, sendo a mais usada na indústria, pois a turbulência ajuda o combustível a se misturar com o comburente (ex: turbinas de gás, motores a diesel, etc.).
Combustão espontânea: fenômeno em que certos materiais em determinadas condições de pressão e temperatura possuem calor suficiente para iniciar e manter o processo de combustão (por exemplo, em ambientes de estocagem).
Não necessita de fonte externa de calor para iniciar as combustões.
Produtos da Combustão
Os produtos da combustão, também chamados de gases de combustão, são os produtos resultantes das reações que ocorrem durante o processo de
combustão.