Combustíveis e Combustão
O combustível e a
Combustão
Motores a GASOLINA / ÁLCOOL com ignição por centelha
Volvo Powertrain – Julio Lodetti
Revisão sobre as características gerais
A COMBUSTÃO consiste na etapa essencial deste processo realizado em motores térmicos. A COMBUSTÃO transforma a energia química potencial contida num combustível.
Esta transformação, que resulta no aumento da pressão no interior dos cilindros, devido ao aquecimento dos produtos da combustão, é a origem do TRABALHO realizado sobre o eixo do virabrequim.
2
Revisão sobre as características gerais
Réactifs
Combustion
QR-P
Produits
WR-P
3
Revisão sobre as características gerais
Como toda reação química, a reação de combustão corresponde a uma reorganização dos átomos existentes nas moléculas colocadas em questão, chamados aqui de REATIVOS.
Estes REATIVOS, irão então conduzir a uma criação de novas espécies, os PRODUTOS da combustão. Esta transformação resulta na liberação da energia química do combustível, que é a resultante das diferentes formas de energia “guardadas” em suas moléculas e átomos. Isto se deve as suas novas reorganizações, ligações e interações.
4
Revisão sobre as características gerais
A esta reação de combustão, se supõe a existência simultânea de três parâmetros:
Combustível
Comburente (ar, ou NITRO porque não)
Temperatura
Outros parâmetros suplementares, como a composição da mistura e nível de pressão, resultam em transformações que ocorrem a partir de produtos oriundos de colisões entre moléculas ou espécies ativas. Elas seguem um processo e uma cinética que será vista adiante.
5
Átomos e Moléculas
O ar SECO atmosférico (comburente) é uma mistura de gases onde, a composição , expressa em % de volume, corresponde em média:
O2: 20,9% vol
N2 + gases inertes: 79,1 % vol
Além destes componentes, o ar contém vapor d`água, em proporções variáveis segundo a higrometria local.
Esta quantidade de vapor d’água é