Combustão da vela
Combustão da Vela
Resumo:
O objetivo do trabalho foi observar as alterações físicas e químicas envolvidas no processo de combustão da vela, através da realização de um experimento no laboratório, onde foram analisadas as transformações ocorridas durante e depois da queima da mesma. Foi descrito o processo de extinção da chama após o abafamento da vela com um Becker, de onde se concluiu que, para a ocorrência dessa combustão, é necessária a presença de oxigênio.
Índice:
1. Introdução
2. Parte experimental
2.1 Materiais
2.2 Procedimento experimental - método utilizado
3. Resultados experimentais
4. Conclusões
5. Anexos
6. Bibliografia
1. Introdução
A combustão, também chamada de queima, é uma reação química exotérmica entre duas substâncias, o comburente e o combustível, que libera energia na forma de calor. Algumas combustões necessitam de uma fonte de ignição para ocorrer, como foi o caso do experimento realizado.
Imagem 1 - Triângulo do fogo. Fonte: http://jessicafermino94.blogspot.com.br/2010/12/reaccoes-de-combustao.html
A combustão pode ser classificada como completa ou incompleta. Quando há oxidação total de todos os átomos de carbono, a reação será completa e produzirá dióxido de carbono e água (CO₂+H₂O). Se não há quantidade suficiente de comburente para queimar todo o combustível, a combustão será parcial, incompleta, gerando monóxido de carbono e água ou carbono e água (CO+H₂O ou C+H₂O).
Fórmula geral da combustão completa
CnH2n+2 + (3n+1)/2) O₂ n CO₂ + (n+1) H₂O
Fórmula geral da combustão incompleta
CnH2n+2 + (2n+1)/2) O₂ n CO + (n+1) H₂O
2. Parte experimental
2.1 Materiais
• Vela
• Fósforo
• Becker
• Cronômetro
• Balança analítica
• Régua
A vela é formada de um pavio central e parafina, que é um hidrocarboneto cuja constituição é dada por uma mistura de alcanos com átomos de carbono que