Combustão da vela
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de aprimorar a compreensão e o desempenho na disciplina (Química Geral e Inorgânica), a partir de aula prática em laboratório. Para tal, foi observado e discutido o comportamento de uma vela em diferentes condições. No decorrer deste, foi possível explorar o vasto campo de estudo da química, o que permitiu um melhor aproveitamento na conclusão do experimento em questão.
2 METODOLOGIA
O experimento foi realizado sob temperatura de 22 ºC. Para iniciar a experiência foi utilizada uma vela de aproximadamente 5 cm e massa igual a 8 g, que foi analisada por alguns minutos. Durante esse intervalo de tempo, diversos detalhes puderam ser observados e discutidos. Após a primeira etapa de observação, a vela foi acesa com um palito de fósforo, e, foi possível a visualização de algumas mudanças em relação à situação inicial. Logo após esse passo da experiência, foi colocado um béquer de 1000 mL vazio sobre a vela acesa, depois de um curto espaço de tempo, a chama se apagou. Novamente, mudanças puderam ser percebidas. As modificações foram testadas e devidamente debatidas entre o grupo.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nessa experiência, foram observados os diferentes comportamentos de uma vela ao ser submetida a determinadas situações. Inicialmente, foi visualizada uma vela de parafina com aproximadamente 5cm de comprimento e 8g de massa, apresentando coloração clara e um pavio curto. Depois, com o auxílio de um palito de fósforo, a vela foi acesa, com uma chama que tinha comprimento de aproximadamente 3cm e cores alaranjada e azul, sentido vertical. Logo se percebeu que a parafina era derretida, consequentemente a vela diminuía. Posteriormente, a vela foi coberta com um béquer. Nessa etapa foi possível observar uma diminuição na intensidade da chama até que a mesma fosse apagada. O