combustiveis fosseis
A regeneração destes fósseis é mesmo o cerne do problema, pois uma vez esgotados só existirão novamente passado bastante tempo. A economia global está dependente destes recursos naturais, daí as variâncias do preço do petróleo, pois prevê-se que acabe em poucas décadas, o que influência em grande parte a crise financeira que agora se vive.
Muitos países exploram suas reservas de combustíveis fósseis. O maior produtor mundial de petróleo é a Arábia Saudita. A Rússia é o país que tem as maiores reservas de gás natural. Entre os grandes países produtores de carvão se encontram os Estados Unidos e aChina. Os Estados Unidos consomem mais combustíveis fósseis que qualquer outro país. O Brasil também produz petróleo, e em 2007 a empresa petrolífera nacional, Petrobrás, anunciou a descoberta de grandes reservas de petróleo ao largo da costa brasileira, numa camada profunda dooceano chamada pré-sal.
Economia dos combustíveis fósseis[editar | editar código-fonte]
O preço dos combustíveis fósseis sobe em proporcionalidade inversa à sua quantidade disponível para venda, ou seja, quanto mais escasseiam, mais elevado é o seu preço.
A economia mundial está tão dependente deles que o simples aumento do preço do barril de petróleo (que é o mais explorado para fins energéticos) influencia fortemente as bolsas de valores.
O aumento do controle e do uso, por parte do Homem, da energia contida nesses combustíveis fósseis foi determinante para as transformações econômicas, sociais, tecnológicas - e infelizmente ambientais - que vêm ocorrendo desde a Revolução Industrial.
Pelo aumento do preço dos combustíveis fósseis e da poluição ambiental, o mundo está a procurar soluções energéticas alternativas (como os biocombustíveis, a eletricidade e o hidrogênio). Até 2020 a União Europeia prevê aumentar para 10% a