Combinado de queijos e vinhos
COMBINADO QUEIJOS E VINHOS por Saul Galvão
Originário da França (mais especificamente da Provence), a união de queijos e vinhos é uma opção agradável de receber amigos e virou costume muito comum entre os brasileiros. O queijo acompanha bem vários pratos e praticamente qualquer tipo de bebida. Pórem, até hoje, não se encontrou melhor acompanhamento do que o de um bom vinho. QUeijos e vinhos nem sempre se dão bem. Alguns convivem maravilhosamente, outros simplesmente convivem, se suportam e outros detestam. A dificuldade da combinação provém das características conflitantes entre os dois alimentos. O queijo tem sabor forte e, em geral, é gorduroso. Além disso, é salgado e pode ser ácido. Já os vinhos podem ficar mais amargos no contato com o sal e têm sabor recoberto, se não forem tão ácidos quanto os queijos. Mas o ideal é alcançar um equilíbrio, de tal maneira que o sabor de um realce do outro.
Roquefort, Gorgonzol & Cia – Sauternes
O Roquefort e o Gorgonzola são os mais conhecidos entre os queijos "azuis", fortes, com estrias escuras de "penicilum roquefortis". O Roquefort é feito na França, com leite de ovelhas e o Gorgonzola nasceu na Itália, com leite de vaca. Stilton e Fourme d'Ambert são outros queijos dessa família.
Costumam passar por cima de muitos tintos e brancos comuns, mas amam os brancos doces do tipo Sauternes e similares da França e de outros países. No caso, os extremos se atraem: doce e salgado, potência e delicadeza. Alguns, como o Stilton, ficam bons também com fortificados, como o Porto, o Madeira e o Banyuls.
Queijo da Serra da Estrela - Porto Vintage
Uma das glórias de Portugal, um dos melhores queijos do mundo, feito artesanalmente na Serra da Estrela, perto da região vinícola do Dão, com leite de ovelha. O verdadeiro Serra da Estrela só aparece em determinada época do ano e é normalmente cremoso. É costume cortar a tampa e recolher o queijo com uma colher.
Um belo Porto Vintage, feito com