Gastronomia
A culinária espanhola foi influenciada pelos :
Os celtibéricos trouxeram consigo o trigo da Gália (França moderna), enquanto fenícios e cartagineses introduziram o azeite e os gregos trouxeram a videira. Tomates e batatas foram trazidos como parte da conquista espanhola das Américas. Além da importação de colheitas, a Espanha abrigou povos celtas, cartagineses, gregos, romanos, alemães e mouros. O influxo dos povos e da diversidade regional criou uma cozinha variada eexótica. Os árabes, exímios comerciantes, levaram à região o arroz e as especiarias, até hoje amplamente utilizadas, como o açafrão, ingrediente indispensável à paella,
A partir do séc. XV época das grandes navegações, os espanhóis assimilam alimentos do continente americano, como o milho, o tomate, o pimentão, o cacau, e a batata A cozinha espanhola pode ser dividida em diversas regiões: andaluziana, asturiana, aragonesa, basca, castelhana, catalã, galega, leonesa e valenciana.
Ham – também conhecido como Jamón entre os espanhóis,
Queijos – os queijos são consumidos comumente na sobremesa, O mais conhecido é o queijo de Tronchón,
Salsichas – por ser um alimento muito apreciado entre os espanhóis, há uma variedade de salsichas e chouriços à disposição.
Os espanhóis não dão especial importância ao café da manhã. Passam logo cedo por sua cafeteria predileta e tomam apenas um “carajillo”, que é um café expresso com um pouco de conhaque, ou um cortado, com gotas de leite para quebrar o sabor amargo do café. Na hora do almoço, as coisas se invertem. Entre o meio dia e às 2 horas da tarde, as famílias saboreiam até quatro pratos. Não há pressa e, naturalmente, o pão e os vinhos nunca faltam.
As horas seguintes estão reservadas a um dos hábitos