Combate ao desperdício de energia no ensino em sala de aula
A energia nas suas mais variadas formas é indispensável a todas as atividades do homem e constitui um fator crítico para o desenvolvimento econômico e social. Até 2050, a procura de energia pode duplicar ou triplicar à medida que a população aumenta e os países desenvolvidos expandem a sua atividade. A energia e a sua utilização mais eficiente assume uma importância indiscutível no desenvolvimento sustentável. A falta de informação para os bons hábitos de consumo de energia é um obstáculo identificado no desenvolvimento de projetos quanto à eficiência energética, haja vista, que o desperdício está presente em todas as instituições e residências.
Durante nosso período de estágio na Escola Estadual Prof.ª Esther da Silva Virgolino podemos observar a necessidade da mudança do comportamento quanto à combater o desperdício de energia elétrica, e esse entraria na matéria de física como um apêndice, tornando-se um exercício de cidadania. Daí surge a nossa necessidade de fazer um projeto em cima do assunto em questão fazendo com que todos os alunos participem e se conscientizem da elevada importância do uso racional de energia.
A eficiência energética é o quinto combustível, depois do carvão, da gasolina, dos renováveis e da nuclear, mas hoje em dia é a alternativa mais barata e não libera gases poluentes, podendo aperfeiçoar-se na forma de uma política pública de ensino voltada para a cidade de Macapá dentro da sala de aula.
Para aproveitar bem os recursos da natureza através das tecnologias desenvolvidas pelo ser humano, precisamos agir de forma racional. A energia elétrica é uma das que mais requerem cuidados, pois seu consumo moderado aumenta a eficiência energética sem desperdícios. Fazendo com que todos possam contribuir começando pela educação nas escolas.
A proposta deste projeto é usar um método diferente de ensinar as relações de potência e energia elétrica, em que se evita a simples memorização de