Comandos elétricos
Curso Técnico em Eletrotécnica 3ª Fase
Professor: Carlos Beuting
Disciplina: Gestão da Manutenção
Alunos: Adalto Barbosa e Morgan Becker
Possíveis defeitos em circuitos de comando
Situação 1: Após montar todo o circuito, ele não ligava. Com o multímetro na escala de tensão Vac, percebemos que a fase ‘R’ que alimentava o circuito não estava funcionando, pois o seu fusível de proteção estava aberto. No primeiro momento apenas trocamos a fase ‘R’ pela fase ‘T’, mas o problema poderia ser solucionado apenas com a troca do fusível.
Situação 2: Com o circuito montado vimos que o botão ‘b1’ que acionaria a bobina do contator ‘K1’, não apresentava retenção. Analisando o esquema de comando, percebemos que o botão ‘b1’, normalmente aberto, deveria estar em paralelo com o contato auxiliar do contator ‘K1’, também normalmente aberto e não normalmente fechado como o comando foi montado. Então refizemos a retenção de acordo com o esquema de comando e o circuito funcionou normalmente.
Situação 3: O circuito de comando não estava funcionando. Quando estávamos procuramos um possível problema de montagen de circuito, percebemos que um condutor apresenta uma avaria. Retiramos o pino banana, e com o multímetro em escala de ohms, vimos que o condutor estava sem continuidade (aberto). Feito a troca do condutor o circuito funcionou normalmente.
Situação 4: Todo o circuito de comando não ligava. Com o multímetro em escala de tensão Vac, percebemos que não havia tensão, testamos as outras fases disponíveis e também não apresentaram nenhuma tensão. Só então percebemos que o Disjuntor do painel estava desligado. Após o painel ser ligado, o circuito apresentou a tensão correta e funcionou.
Situação 5: Com o circuito corretamente montado e fase apresentando a tensão certa o comando não funcionava. Após algumas averiguações ficou constatado um defeito na bobina do