Mjg; ljg
INICIAÇÃO A SOCIOLOGIA – NELSON TOMAZI
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
· Situações sociais são aquelas que só podem ser explicadas pelas relações que indivíduos ou grupos de indivíduos estabelecem entre si, mas que não podem ser compreendidas se os tomamos isoladamente. Portanto, tais situações não dizem respeito apenas à ação individual.
· Interessam a sociologia às situações cujas causas não são encontradas na natureza ou na vontade individual, mas antes na sociedade, nos grupos sociais ou nas ações sociais que as condicionam.
· Trabalhadores e capitalistas ocupam posições distintas na produção social e, por isso, em momento de acirramento dos conflitos (greve), estarão em campos opostos, independentes do relacionamento pessoal existente.
· A sociologia pretende ser um conhecimento cientifico sobre a realidade social, estabelecendo teorias e confrontando-as com a realidade.
· Quando um sociólogo fala em fatos sociais está utilizando um conceito que designa alguns aspectos da realidade social.
TEXTO 2
A RELAÇÃO INDIVÍDUO SOCIEDADE
· A sociologia não tratará o indivíduo como um dado da natureza, mas como um produto social.
· Nas civilizações orientais ou nas sociedades indígenas, o homem é visto como ser indissociável da comunidade.
· Nas sociedades capitalistas, a existência de um mercado criará as condições para que se pense a sociedade apenas como o conjunto de interesses individuais dos agentes privados.
· O objeto da sociologia é o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade. Não o individuo isolado, mas inter-relacionado com os diferentes grupos sociais dos quais faz parte. Não o homem enquanto ser isolado, mas os homens enquanto seres que fazem a história.
· Alguns sociólogos privilegiarão o estudo da sociedade e suas instituições, as quais obrigam os indivíduos a incorporar regras que são exteriormente definidas e que as pessoas devem seguir, como na escola.
· Todos falarão sobre o problema da