comandos AT
Esse artigo mostra de maneira simples e objetiva os conceitos fundamentais para utilização de um modem GSM.
Luiz Henrique Corrêa Bernardes
Cada vez mais estamos envolvidos com comunicação sem fio, imagine a vida moderna sem o telefone celular? A nova onda que já esta acontecendo é conhecida como M2M (
Machine to Machine – ou máquina para máquina ), onde equipamentos vão trocar informações independente de intervensão humana. Um dos equipamentos fundamentais para isso é o modem wireless. Nesse artigo mostramos conceitos fundamentais para o uso de um modem GSM.
Um pouco de história .
Os primeiros Modems foram desenvolvidos no final da década de 50 pelas forças armadas
Americanas para a comunicação de computadores através de linhas telefônicas.
A palavra Modem se originou do fato desses equipamentos transformarem informações digitais em analógica através de “modulação “ para envio através de linha telefônica a outro modem que “demodulava” essa informação analógica em digital novamente.
Os primeiros modems comerciais foram desenvolvidos pela empresa AT&T na década de
60, a popularização se deu no final da década de 70 com os modems desenvolvidos pela empresa Hayes para microcomputadores pessoais. Foi essa empresa que introduziu os comandos AT, tornando-se um padrão para a indústria.
Antes da Internet, uma maneira de comunicação entre sistemas distantes era feita através de modens assíncronos ligados a rede de telefonia fixa, é o que chamamos de conexão ponto a ponto ( figura 1 ). Mais tarde surgiram as BBS ( Boletim Board Service ), onde vários pontos poderiam se comunicar, trocando mensagens, arquivos, etc ( figura 2 ) através da conexão com um sistema central e por fim com o surgimento da Internet conseguimos conectar inúmeros pontos ao redor do mundo ( figura 3 ).
Se compararmos um modem GSM com um modem externo para PC, basicamente ele terá os mesmos elementos (figura 4) diferenciando que em vez de