Comando AT
Os modems são módulos largamente divulgados, com ligação à rede telefónica, e cuja interface com computadores pessoais segue normas standard.
Relativamente aos módulos de comunicação de rádio frequência, os modems são significativamente mais baratos, além de não apresentarem limitações na potência de transmissão ou na gama de frequências utilizáveis. Apresenta-se aqui resumidamente uma variante do protocolo AT com aplicação a modems de dados via GSM. Os modems para rede telefónica normal não possuem alguns dos comandos aqui apresentados e possuirão eventualmente alguns outros.
Comunicação com o modem
A troca de informação entre um computador e um modem ligado à porta série utiliza frequentemente um protocolo que designaremos por comandos AT. O standard AT é uma linguagem de comandos orientados por linhas. Cada comando é constituído por três elementos: O prefixo, o corpo do comando, e o caracter de fim de comando ou terminação.
O prefixo consiste nos caracteres “AT”, com excepção do comando “A/”.
O corpo do comando é constituído por caracteres individuais, que serão descritos mais à frente.
Por defeito, a terminação é o caracter “” (= 0x0D).
Podem ser combinados vários comandos na mesma linha. Um comando que esteja a ser processado pode ser interrompido por qualquer caracter que chegue ao modem. Consequentemente, os comados seguintes devem esperar que uma
resposta do modem seja recebida, caso contrário o comando em execução será cancelado. Os comandos mais utilizados são:
Comando
Função
ATA
Responde à chamada
ATD número
Origina uma chamada para número
ATE
Determina o modo de eco de caracteres
ATH
Desliga uma chamada existente
ATO
Passagem do modo de comandos para modo de dados
+++
Passagem do modo de dados para modo de comandos
ATV
Formata as respostas do modem
ATX
Monitoria o número de respostas do modem
ATA
Responde à chamada
Comando