Com A Constante Evolu O Das Instala Es El Tricas Desde O Descobrimento Da Eletricidade

461 palavras 2 páginas
Com a constante evolução das instalações elétricas desde o descobrimento da eletricidade, a complexidade das instalações aumentou exponencialmente e, com isso, a necessidade da realização de um maior número de funções, controle de processos e os aspectos relacionados às edificações ficaram mais complexos, exigindo equipamentos cada vez mais caros, sendo necessário prover uma proteção completa para as instalações elétricas. Pensando nas proteções, foram criados os dispositivos para proteger os equipamentos, pessoas e instalações contra distúrbios que possam aparecer na rede. São eles: disjuntores para proteção contra sobrecarga e curtos-circuitos; interruptores diferenciais residuais (DR) para proteção contra choques elétricos e incêndios; dispositivos de proteção contra surtos (DPS) para proteção contra sobretensões.
Descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande extensão (alguns quilômetros) e de grande intensidade (picos de intensidade de corrente acima de um quiloàmpere), que ocorrem devido ao acúmulo de cargas elétricas em regiões localizadas da atmosfera, em geral dentro de tempestades. Descargas atmosféricas danificam sistemas elétricos e eletrônicos (transformadores, medidores e eletrodomésticos) em instalações elétricas residenciais e industriais, tendo muitas consequências destrutivas, resultando em vítimas fatais e em bilhões de gastos com a reparação dos danos causados pelas descargas atmosféricas.
A descarga inicia quando o campo elétrico produzido por estas cargas excede a capacidade isolante, também conhecida como rigidez dielétrica, do ar em um dado local na atmosfera, que pode ser dentro da nuvem ou próximo ao solo. Quebrada a rigidez, tem início um rápido movimento de elétrons de uma região de cargas negativas para uma região de cargas positivas, ocasionando os conhecidos raios. Raios também causam um grande número de incêndios, geralmente em áreas agrícolas (destruindo casas ou tornando-as inabitáveis). Edifícios altos são especialmente

Relacionados