Transtornos Alimentares
O que é?
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura, e está relacionada à insatisfação exagerada com o peso corporal. O comportamento clássico na anorexia nervosa é uma progressiva e grave restrição alimentar. O paciente normalmente elimina de sua dieta os alimentos que julga ricos em calorias e termina por excluir progressivamente vários outros, provocando assim a perda excessiva de peso. As pessoas que sofrem desse distúrbio podem jejuar, forçar vômitos, fazer exercícios físicos em frequência e intensidade exagerados, e tomar laxantes e diuréticos, tudo por causa de um medo intenso de ganhar peso, ainda que estejam abaixo do peso normal. A anorexia nervosa geralmente se inicia na adolescência. Porém, nas últimas décadas, tem sido frequente também em meninas mais jovens (9 a 11 anos de idade).
Causas
As causas deste distúrbio estão relacionadas a uma série de fatores como pré-disposição genética, alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina, e a própria imposição de um padrão estético magro como sendo sinônimo único de beleza. Várias atitudes e pensamentos podem ser considerados como “fatores de risco” para essa doença, como por exemplo:
Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras;
Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma;
Problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância;
Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza;
Autoimagem negativa;
Transtorno de ansiedade quando criança.
BULIMIA
O que é?
A bulimia é uma doença na qual uma pessoa tem episódios regulares em que come em excesso. O indivíduo perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso. O bulímico geralmente se encontra com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia). Essa aparência de